Retrospectiva 2023: Como a Comunitas inovou a pesquisa BISC e fortaleceu a Rede

Descubra como a organização promoveu inovações metodológicas na coleta de dados que agilizaram o lançamento do relatório e promovem conexões estratégicas com integrantes do BISC

Evento de lançamento do BISC 2023, realizado em novembro. Crédito da Imagem: Acervo Comunitas

Ao longo de 16 anos do Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC), a Comunitas vem reforçando o seu objetivo de apoiar a gestão e qualificação do investimento social corporativo, produzindo conhecimento tanto para o setor privado quanto para a sociedade civil, propondo indicadores de monitoramento, referenciando boas práticas e indicando tendências. 

Nesse meio tempo, o BISC aprimorou seus processos para acompanhar as tendências globais no investimento social e responsabilidade social corporativa. Em 2023, o BISC continuou a desenvolver ações para apoiar as empresas a melhorarem a gestão de seus investimentos sociais, contribuindo assim para o fortalecimento do investimento social corporativo no Brasil. 

Dentre essas ações, podem-se destacar inovações na metodologia de coleta de dados para a produção do relatório BISC, bem como a realização de encontros com executivos sociais da Rede para debater temas pertinentes ao ISC, com o objetivo de capturar tendências, desafios e oportunidades do investimento social.

A seguir, confira os principais feitos do BISC em 2023: 

1 – Rede BISC como comunidade de aprendizado e espaço para conexões estratégicas

A Rede BISC destaca-se como uma comunidade de aprendizado e um espaço para conexões estratégicas no cenário do investimento social corporativo, onde empresas, institutos e fundações podem compartilhar conhecimento, experiências e boas práticas. 

Para isso, o BISC promoveu encontros com a presença de executivos sociais, dentre os quais, destacam-se a realização do Grupo de Debates, que são encontros periódicos promovidos pela equipe do BISC para reunir os integrantes da Rede com o objetivo de fortalecê-la como espaço de aprendizado entre pares.

Em 2023, o Grupo de Debate, realizado em julho, abordou o tema de Monitoramento e Avaliação de Projetos na área do investimento social corporativo, contando com a participação das organizações parceiras do BISC, como B3 Social e Instituto Votorantim, que mostraram suas experiências na temática, assim como organizações da sociedade civil, a exemplo da Fundação José Luiz Egydio Setúbal. 

2 – Metodologia de Relato do S do ESG às empresas 

A mensuração e reporte da atuação corporativa em fatores sociais (S do ESG) é um desafio complexo, mas fundamental para o desenvolvimento sustentável. A construção de bons indicadores e de consensos em torno de melhores práticas é essencial para garantir a comparabilidade das informações, a transparência das empresas e o combate à manipulação.

No Brasil, o BISC é uma referência no apoio ao planejamento e à gestão dos investimentos sociais corporativos, que, por meio do seu questionário, oferece uma metodologia de reporte do ISC, apoiando o próprio reporte de sua agenda de sustentabilidade. 

A metodologia tem como objetivo apoiar as organizações na construção de sua inteligência de dados e na provisão de uma uniformidade de conceitos, métodos e métricas para gerar indicadores que permitam efetiva comparabilidade e monitoramento.

3 – Inovação metodológica com maior engajamento de executivos sociais

Em 2023, a Comunitas promoveu inovações com relação à metodologia de coleta de dados referentes aos aspectos tanto quantitativos quanto qualitativos da pesquisa BISC.

As mudanças visaram acompanhar um cenário de constante transformação e que exige respostas mais rápidas das organizações. Por isso, o questionário foi reduzido em mais de 40%, trazendo mais foco a aspectos quantitativos e de reporte do ISC 

Esta escolha acelerou a geração dos resultados. Para antecipar dados do BISC para os membros da Rede com o objetivo de apoiar o planejamento estratégico, a Comunitas produziu duas publicações: 

Quanto aos aspectos qualitativos da pesquisa, os dados foram coletados por meio da metodologia de grupo focal com executivos sociais de empresas da Rede BISC.

4 – Realização de grupo focal com lideranças da Rede para captar aspectos do cenário atual e futuro do ISC

A realização do grupo focal surgiu com o objetivo de captar o que as lideranças sociais esperam para o ISC nos próximos anos, por meio do fomento ao debate entre os membros da Rede. 

A ação aconteceu presencialmente no mês de setembro e abordou as seguintes temáticas: alinhamento do investimento social aos negócios, parcerias para a potencialização do ISC e tendências contemporâneas do ISC. 

5 – Participação do BISC em oito eventos externos

O  BISC também marcou presença em oito eventos externos, dos quais podem-se destacar: 

  • Participação em evento promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)o encontro, realizado em julho, teve o objetivo de fortalecimento da agenda de filantropia no Brasil, com destaque para o papel das parcerias entre os setores público e privado no robustecimento da saúde, ciência e cultura. 
  • Participação em evento promovido pelo Grupo de Estudos do Voluntariado Empresarial (GEVE) – O encontro, que foi realizado em dezembro, abordou as perspectivas para a trajetória do voluntariado empresarial em 2024. Na oportunidade, os participantes (incluindo Loyola) apresentaram um panorama sobre como o voluntariado empresarial tem se delineado, incluindo práticas mais comuns, tendências e desafios. 

6 – Lançamento da Pesquisa BISC 2023

A pesquisa BISC 2023 foi realizada em novembro, em um evento exclusivo que contou com a participação de cerca de 50 pessoas, incluindo executivos sociais de organizações do setor privado, lideranças públicas e lideranças de entidades do 3º setor. O material já foi baixado mais de 620 vezes

Veja a seguir alguns destaques da edição de 2023: 

  • ISC como relativo do lucro bruto das companhias cresceu de 0,69% para 0,80% entre 2021 e 2022;
  • Setor industrial apresenta forte tendência de alta, atingindo 1,13% do lucro bruto;
  • O valor total do ISC teve leve redução de 6,1%, totalizando R$ 4,026 bilhões, que foi influenciada pela queda de investimento incentivado;
  • Foi identificada tendência de focalização do ISC por população e temáticas-alvo;
  • Houve expressivo aumento em iniciativas voltadas ao apoio emergencial diante de desastres climáticos.

Quer saber mais? Baixe aqui a versão completa do BISC 2023 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Insira seu e-mail e receba conteúdo sobre o campo do investimento social corporativo!

Nossas redes

_

A COMUNITAS

A Comunitas é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, da vida da população.

Exceto onde indicado de outra forma, todos os conteúdos disponibilizados neste website estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Copyright 2024. All Rights Reserved.

Desenvolvido por MySystem