Comunitas participa de debate sobre as perspectivas para o voluntariado corporativo em 2024

Voluntariado empresarial tem papel relevante na promoção de ações sociais, mas ainda enfrenta desafios, como a mensuração do impacto e a participação da liderança

Crédito da Imagem: Acervo Comunitas

Na manhã da última quarta (6), a Comunitas, representada por sua diretora de Gestão e Investimento Social, Patricia Loyola, participou de um encontro promovido pelo Grupo de Estudos do Voluntariado Empresarial (GEVE). O evento teve como foco a discussão das perspectivas para a trajetória do voluntariado empresarial em 2024.  

Durante a reunião, foram apresentados dados e insights provenientes das três edições mais recentes das pesquisas conduzidas pela Comunitas (BISC), Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Censo GIFE) e Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (Censo CBVE) no âmbito do investimento social privado e do voluntariado corporativo. O objetivo foi proporcionar uma análise abrangente e atualizada sobre o panorama e as tendências nesse campo, reunindo informações para nortear as ações futuras no voluntariado empresarial.


As publicações, que foram lançadas recentemente, trazem um panorama sobre como o voluntariado empresarial tem se delineado, incluindo práticas mais comuns, tendências, e desafios. 

As pesquisas também destacam alguns legados positivos da pandemia, que, ao promover um olhar mais solidário para o outro, gerou reflexões valiosas sobre a importância das práticas sociais corporativas. Além disso, o aprendizado durante o período crítico da emergência sanitária se estende aos executivos sociais ainda hoje, que agora estão melhor preparados para reagir de forma mais ágil e focada diante de crises. Outro impacto positivo da pandemia é a compreensão aprimorada das empresas sobre a importância das organizações da sociedade civil, que conhecem a realidade na ponta e podem contribuir significativamente na distribuição dos investimentos sociais.

Os achados das pesquisas provocaram uma reflexão sobre os desafios inerentes à mensuração do impacto dos programas de voluntariado. Mesmo diante de orçamentos substanciais destinados a essas ações, a efetiva avaliação dos resultados ainda não é plenamente realizada

Além disso, a interseccionalidade dos programas torna-se evidente, ressaltando a importância de projetos que possam beneficiar a diversos grupos ao mesmo tempo. Nesse contexto, o engajamento ativo da liderança emerge como um fator essencial para garantir o êxito e a sustentabilidade desses programas, enfatizando a importância de um comprometimento desde as esferas mais altas da organização.

Além de Loyola, participaram do encontro a Coordenadora de Projetos Especiais no GIFE e Membro do Movimento por uma Cultura de Doação, Pamela Dietrich Ribeiro; e o porta voz do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial e Coordenador de Responsabilidade Socioambiental no Bradesco, Ednei Fialho Lopes. 

“Há 14 anos, o GEVE promove encontros em torno do tema, fomentando reflexões e reunindo conteúdos relevantes para a prática dos gestores de programas de voluntariado corporativo. A iniciativa cumpre um importante papel e, assim como o BISC, aposta na colaboração e no aprendizado em rede”, declarou Loyola. 

Você pode assistir o encontro aqui!

Voluntariado empresarial, de acordo com o BISC

Apesar de uma queda de 11,3% no número de participantes dos programas de voluntariado em relação a 2021 e da redução da mediana de investimento, o volume total de aportes quase que dobrou, atingindo R$ 16,6 milhões em 2022, movimento restrito justificado por poucas empresas da Rede BISC. 

Outro ponto relevante diz respeito à participação dos colaboradores, onde a maioria (54%) atua em uma ação voluntária por ano. A presença das lideranças no voluntariado é vista como uma estratégia potencialmente influente, no entanto na maior parte das empresas tal presença é parcial ou rara e apenas 17% da rede relata participação maciça deste perfil de profissionais. “A participação dos gestores em programas de voluntariado dá o exemplo e é fator encorajador para ampliação do número de envolvidos”, contou Loyola.

Um outro fator observado em grupos de debate com a Rede BISC é que as oscilações no voluntariado corporativo se devem, em muito, à flutuação econômica. “Quando as empresas enfrentam crises econômicas ou no negócio e precisam reduzir seus quadros, o voluntariado é impactado significativamente”, declarou Loyola. 

Os números apresentados pelo BISC apontam para a tendência de diversificação de iniciativas de voluntariado corporativo no país, destacando o papel central das empresas na promoção de formatos que respondem aos comportamentos e interesses atuais de seus  colaboradores. Vale destacar, especialmente, o crescimento de iniciativas como o voluntariado digital, que registrou um expressivo índice de 83%. 

Quer saber mais? Baixe a edição 2023 completa do BISC agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Insira seu e-mail e receba conteúdo sobre o campo do investimento social corporativo!

Nossas redes

_

A COMUNITAS

A Comunitas é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, da vida da população.

Exceto onde indicado de outra forma, todos os conteúdos disponibilizados neste website estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Copyright 2024. All Rights Reserved.

Desenvolvido por MySystem