APRESENTAÇÃO

O último ano foi marcado profundamente pela pandemia e seu enorme impacto nas dimensões econômicas e sociais. E este período, sem precedentes, se reflete nos resultados inéditos capturados pelo BISC e apresentados nesta edição dos Destaques 2021.

O volume de investimentos aplicados na área social pela Rede BISC, em 2020, foi de R$5 bilhões – praticamente dobrou em relação a 2019 e foi um outlier em toda a série histórica da pesquisa. Deste montante 47% foi alocado exclusivamente em ações de enfrentamento à COVID-19.

Nosso principal indicador de benchmarking internacional, a proporção dos investimentos sociais no lucro bruto, ficou em 0,91% em 2020 e retomou a paridade com o padrão norte-americano após queda acentuada em 2019.

Em um ano difícil para todos os  setores e que contou com uma resposta contundente das empresas, o perfil de atuação do investimento social sofreu inúmeras mudanças, decorrentes da pandemia, que serão tratados a seguir como: novos grupos da população destacando-se como beneficiários, áreas prioritárias de atuação diferenciadas, ampliação dos repasses às organizações da sociedade civil, ampliação do alinhamento da atuação social empresarial às políticas públicas etc.

Para além do cenário pandêmico, este foi um ano particularmente desafiador para o BISC e a Comunitas. Mas, não só. Todo o campo social perdeu com a partida da professora Anna Maria Peliano. Com sua imensa capacidade de agregação, trabalhou pela construção de pontes entre executivo, legislativo, e sociedade civil, tendo como seu aliado contínuo o levantamento e análise de dados, contribuindo para que tanto as políticas públicas, quanto o campo de investimento social privado, tivessem informações qualificadas e apuradas, fomentando a tomada de decisões.

O BISC também é um legado da professora Anna, que trouxe sua expertise para engajar continuamente a iniciativa privada nos últimos 14 anos em torno da pesquisa criada em 2008, a partir do desejo de Ruth Cardoso, que em seu último ano de vida vislumbrou a instituição de uma análise contínua e aprofundada do investimento social privado. 

Anna sempre trabalhou pelas bandeiras de políticas sociais efetivas e da atuação empresarial com responsabilidade e propósito e nos presenteou em toda sua trajetória com seu conhecimento profundo que fazia questão de compartilhar de forma generosa e provocativa.

No momento em que o país vivencia o aprofundamento de suas mazelas sociais e a ampliação do papel das empresas como corresponsáveis pela busca por soluções, o legado de Anna nunca esteve tão vivo e foi tão necessário. Como ela mesma sempre dizia, “vamos em frente!”.

Regina Esteves

Diretora-presidente da Comunitas

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Insira seu e-mail e receba conteúdo sobre o campo do investimento social corporativo!

Nossas redes

_

A COMUNITAS

A Comunitas é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, da vida da população.

Exceto onde indicado de outra forma, todos os conteúdos disponibilizados neste website estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Copyright 2024. All Rights Reserved.

Desenvolvido por MySystem