O direito dos povos indígenas e a conservação da Amazônia

Empresas podem fortalecer povos indígenas por meio do investimento social privado 

A urgência da situação climática acendeu um alerta no empresariado brasileiro e a conservação da floresta amazônica vem se tornando foco de ações corporativas, alavancadas ainda mais pelo avanço da agenda ESG (traduzido do inglês para Governança Ambiental e Social). Neste contexto, é inegável o papel central que as comunidades locais e indígenas possuem no uso sustentável e na conservação da biodiversidade amazônica, possuindo conhecimento único sobre os sistemas agrícolas, aquáticos e agroflorestais. 

Com mais de 30 milhões de habitantes, a Amazônia Legal, a região que engloba nove estados da federação inseridos na Bacia Amazônica, é um território de vasta complexidade e diversidade, que demanda ações integradas em múltiplas dimensões, inclusive no investimento social estratégico pautado por dados e acompanhamento consistente. Portanto, mesmo a situação sendo crítica, há um importante potencial para a mudança, na qual o setor privado tem condições de exercer um papel de protagonismo.

O setor privado acaba se tornando um ator extremamente importante, sobretudo para dar suporte às organizações da sociedade civil que atuam na região e fortalecendo pautas dos povos indígenas. Muitas empresas entendem a importância do trabalho em rede para maximizar suas ações e ampliar a geração de impacto. Uma prova disso é o movimento Uma Concertação pela Amazônia (UCPA), uma rede formada por 400 lideranças e especialistas, de diversas instituições e empresas. 

A UCPA convidou a Comunitas para traçar, na edição 2021 do BISC (Benchmarking do Investimento Social Corporativo), um cenário introdutório dos investimentos sociais corporativos alocados na Amazônia Legal por parte das 324 empresas e 17 institutos/fundações que compunham compõem a Rede naquele ano. E de acordo com a última edição da pesquisa, a rede BISC  realizou, em 2020, investimentos sociais na região da Bacia Amazônica na ordem de, pelo menos, R$ 28 milhões, o que mostra que o setor corporativo do país tem direcionado seus esforços à região devido ao reconhecimento do papel e da importância da Amazônia para a diversidade cultural, a biodiversidade e o equilíbrio climático mundial, bem como sua incidência em outros biomas do planeta e o potencial de exploração econômico da floresta em pé.

Desses valores, o BISC 2021 aponta um crescimento de 14 pontos percentuais de empresas e institutos/fundações que direcionaram recursos via investimento social para povos indígenas entre 2019 e 2020. Enquanto em 2019, apenas 17% da Rede BISC beneficiaram os povos originários, esse número saltou para 31% no ano seguinte.   

O aumento, embora expressivo diante do cenário pandêmico, não corresponde à tendência histórica identificada no BISC ao longo dos anos. Em 2019, por exemplo, quando a Rede BISC foi questionada referente à pauta de direitos humanos, dentre as várias iniciativas elencadas como opções da atuação social das empresas, o “direito dos povos indígenas” foi o menos assinalado. Enquanto que 17% dos institutos/fundações contemplaram essas populações, nenhuma empresa, à época, afirmou que o direito dos povos indígenas eram contemplados dentro da pauta de direitos humanos na atuação social das empresas.

Segundo Patricia Loyola, diretora de gestão e investimento social da Comunitas “alguns achados da pesquisa merecem aprofundamento e análises futuras, mas é positivo ver um entendimento crescente, por parte do setor corporativo, do valor de ressignificar a realização dos aportes privados de forma integrada, ou seja , não apenas ‘sociais’ ou ‘ambientais’, mas que sejam pensados como investimentos socioambientais.”

Ainda, de acordo com relatório realizado pelo UCPA é possível elencar frentes de ações específicas, estruturantes e transversais, a fim de indicar premissas, ambiguidades e caminhos em potencial para o desenvolvimento e a preservação da região. “Deste modo, os atores que têm a intenção de atuar na região podem contar com direcionadores capazes de tornar a intervenção mais assertiva ao considerar as dimensões social, ambiental e econômica, bem como respeitar as peculiaridades territoriais deste bioma brasileiro e suas respectivas necessidades”, explica o documento.

Dentre as frentes de ações listadas pela UCPA de forma a direcionar a atuação de empresas e institutos/fundações nesta região, são relevantes para o tema dos povos indígenas a frente de ações específicas, na temática de questões indígenas; a frente de ações transversais, nas temáticas de valorização da cultura e da Amazônia como patrimônio de altíssimo valor para a sociedade como um todo; a frente de ações estruturantes, que prevê ações de comando e controle do desmatamento e da degradação ambiental, incluindo combate a grilagem de terras e aplicação integral do Código Florestal Brasileiro; o engajamento das populações locais na proteção dos recursos naturais; o acesso à saúde de qualidade, por meio do fortalecimento do sistema público de saúde;  e o combate às ilegalidades e ilicitudes.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Insira seu e-mail e receba conteúdo sobre o campo do investimento social corporativo!

Nossas redes

_

A COMUNITAS

A Comunitas é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, da vida da população.

Exceto onde indicado de outra forma, todos os conteúdos disponibilizados neste website estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Copyright 2024. All Rights Reserved.

Desenvolvido por MySystem