O relatório liderado pela coalizão Chief Executive for Corporate Purpose apresenta tendências mundiais do investimento social corporativo
A organização internacional e parceira da Comunitas, Chief Executive for Corporate Purpose (CECP), acaba de lançar a edição 2022 da pesquisa Giving in Numbers. O relatório reúne dados do investimento social corporativo (ISC) de grandes empresas em diversos países, além de apontar tendências da prática da responsabilidade social empresarial mundo afora. O CECP tem mais de 20 anos e é uma coalizão com os principais CEOs mundiais.
O relatório faz parte dos esforços contínuos do CECP para estudar as tendências globais e traçar um cenário de como as empresas, independentemente de seus países-sedes, estão buscando estratégias para serem reconhecidas como uma força para o bem. Ao longo dos anos, o CECP criou o maior e mais longevo conjunto de dados sobre tendências do setor, englobando informações de aproximadamente de 620 empresas e representando mais de US$ 388 bilhões em investimentos sociais corporativos nesse período.
Tendências do Giving in Numbers 2022
De acordo com os dados do relatório, os investimentos privados foram reduzidos em 20% em 2021 ante 2020, resultado de certo modo esperado devido aos elevados volumes de investimento praticados em 2020 devido à pandemia e às ações de enfrentamento da crise sanitária. Em contrapartida, houve um maior aporte de recursos para as áreas de justiça social e equidade racial, com um aumento de 90% em comparação com os anos pré-pandêmicos.
Outra tendência apontada pela pesquisa, e que também já foi sentida no Brasil, é que os recursos destinados para programas corporativos de Diversidade, Equidade e Inclusão estão em alta em 82% das empresas respondentes, com mediana de 24% do orçamento das companhias. Além disso, as organizações também têm buscado mais precisão para aferir seus investimentos na área do S de ESG. No último ano (2021), a média relatada dos aportes realizados girou na faixa de US$ 34,3 milhões.
Os esforços para mensurar fatores S estão na agenda do dia das empresas. Dados do BISC 2022 revelam que o S é mais complexo de ser mensurado que fatores E e G.
Os dados das empresas brasileiras também são usados para aferição e comparação no Giving in Numbers, por intermédio da interlocução com o BISC (Benchmarking do Investimento Social Corporativo), pesquisa liderada anualmente pela Comunitas.
Comunitas e CECP
A Comunitas acredita que as empresas brasileiras podem contribuir no enfrentamento dos desafios econômicos e sociais do país. Assim, a Comunitas oferece expertise e ferramentas de gestão para companhias, com o objetivo de garantir maior eficiência no setor público e, dessa forma, contribuir decisivamente para o desenvolvimento social do Brasil.
Inspirada no trabalho da CECP, a Comunitas criou, em 2008, a pesquisa BISC. Atualmente, as organizações são parceiras, o que garante paridade internacional ao BISC, aferindo um padrão internacional para todos os seus produtos. Por meio do BISC, a Comunitas é uma das únicas representantes da América Latina a integrar a rede internacional.
Clique aqui para baixar a pesquisa Giving in Numbers (em inglês). É necessário responder um formulário simples para ter acesso ao download.
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