BISC na Época | ESG, a sigla que orienta os rumos do capitalismo

O novo padrão ditado por preocupações sociais e ambientais está mudando o mundo financeiro

Em janeiro do ano passado, pouco antes do início da pandemia da Covid-19, uma carta aberta de Larry Fink, o CEO da BlackRock, maior gestora de fundos do mundo, causou impacto no mercado financeiro e no meio corporativo. O recado do executivo foi claro e incisivo: quem não se comprometer de fato com a sustentabilidade e a responsabilidade social vai acabar de pires vazio na mão.

Com ativos nos principais mercados globais em torno de US$ 7 trilhões (cerca de R$ 36,5 trilhões, cinco vezes o PIB brasileiro de 2020), a BlackRock dita tendência em sua mensagem anual, divulgada desde 2008. Ao defender um “capitalismo mais inclusivo” e afirmar que a sustentabilidade será seu “novo padrão de investimento”, Fink instou investidores a dar preferência às chamadas “empresas com propósito”. Foi um modo de dar ainda mais força a um movimento corporativo inescapável do século XXI, atualmente condensado em três letras: ESG, ou environmental, social and corporate governance (em tradução adaptada, “agenda ambiental, social e de governança corporativa”).

>>> Confira a matéria completa, com dados e depoimento da equipe BISC, clicando aqui.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter

Insira seu e-mail e receba conteúdo sobre o campo do investimento social corporativo!

Nossas redes

_

A COMUNITAS

A Comunitas é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, da vida da população.

Exceto onde indicado de outra forma, todos os conteúdos disponibilizados neste website estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Copyright 2022. All Rights Reserved.

Desenvolvido por MySystem