O QUE É O BISC
A pesquisa sobre o Benchmarking do Investimento Social Corporativo – BISC, iniciada em 2008, é o resultado de uma parceria entre a Comunitas e um conjunto selecionado de empresas. Realizada anualmente, ela tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento, o aperfeiçoamento da gestão e a avaliação dos investimentos sociais corporativos no Brasil.
ABRANGÊNCIA DA PESQUISA
A Pesquisa BISC busca dimensionar todos os recursos financeiros, em bens e em serviços, aplicados pela empresa em projetos e atividades de interesse social, incluindo:
- Apoio a projetos sociais, socioambientais e culturais;
- Construção de infraestrutura social, inclusive aquelas realizadas em decorrência da instalação e funcionamento das empresas;
- Apoio permanente ou eventual a organizações formalmente constituídas.
Ações que beneficiem exclusivamente os colaboradores da empresa e suas famílias, doações a comitês políticos e indivíduos e ações realizadas com recursos doados por terceiros não são consideradas no BISC. Ainda assim, a pesquisa tem se dedicado desde 2020 a pensar, discutir e fomentar o debate dos limites e fronteiras do investimento social corporativo à luz do cenário ESG no Brasil, particularmente do fator Social.
Além dos investimentos sociais voluntários, a pesquisa busca captar, separadamente, as aplicações sociais realizadas por imposição legal, atos administrativos ou decisão judicial, incluindo obrigações decorrentes de licenciamento ambiental e Termos de Ajustamento de Conduta.
UNIVERSO PESQUISADO
Em 2021, a pesquisa abrangeu um universo de 324 empresas e 17 institutos/fundações empresariais.
LISTA DE ABREVIAÇÕES
- IS: Investimento Social
- ISC: Investimento Social Corporativo
- ISP: Investimento Social Privado
- CECP: Chief Executives for Corporate Purpose
- EUA: Estados Unidos da América
- LB: Lucro bruto
- LL: Lucro líquido
- UCPA: Uma Concertação pela Amazônia
Sem comentários