Ferramenta gratuita organiza dados do mecanismo legal e mostra origem e destino dos recursos com o objetivo de ampliar a transparência, qualificar investimentos e engajar o debate público

Na tarde de ontem (07), a Comunitas participou do lançamento do Painel da Rouanet, uma plataforma gratuita e online que organiza e disponibiliza dados atualizados e acessíveis sobre os recursos destinados por pessoas físicas e jurídicas, via incentivo fiscal, a projetos aprovados pela Lei Rouanet, principal instrumento de fomento à cultura no Brasil.
Clique aqui e conheça a ferramenta!
Desenvolvido pela Prosas, plataforma especializada na gestão de editais e projetos de investimento social, o Painel contou com patrocínio do Instituto Equatorial e apoio institucional da Comunitas e do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE). A ferramenta tem como objetivo aprimorar a gestão pública, aumentar a transparência e otimizar a aplicação dos recursos incentivados, promovendo o acesso democrático à informação e qualificando o debate público sobre política cultural.
Com visual intuitivo e dados compilados diretamente da interface aberta do SALIC – sistema oficial do Ministério da Cultura – a ferramenta permite acompanhar, em tempo real, de onde vêm os recursos, para onde vão e quais áreas culturais estão sendo beneficiadas. A proposta é atender toda a diversidade de públicos interessados, entre eles pesquisadores, jornalistas, produtores culturais, financiadores e cidadãos interessados em compreender melhor o funcionamento da Lei.
Durante o evento de lançamento, que foi realizado de forma online (ver abaixo), os participantes discutiram os potenciais da ferramenta para promover uma governança de dados mais eficiente e fortalecer a política cultural no país. Participaram do encontro Kézia Marques, gerente de Responsabilidade Social do Grupo Equatorial; Adriana Mariano, coordenadora de Programas do GIFE; João Morais, coordenador de Projetos do BISC; e Tiago Alvim, CEO da Prosas.
Dados públicos para fomentar a cultura
Durante o encontro, João Morais destacou o papel estratégico da plataforma ao afirmar que ela já nasce com o poder de conferir legitimidade à própria política pública. “A gente fala que a Lei Rouanet é investimento social privado e engajamento corporativo, mas é uma política pública acima de tudo”, afirmou ele, ressaltando como a transparência é fundamental para fortalecer o aprimoramento e a credibilidade da Lei Rouanet, que tem grande visibilidade no debate público e é frequentemente instrumentalizada na arena política.
Como uma das principais referências em dados sobre investimento social corporativo no Brasil, o BISC trouxe uma contribuição fundamental ao projeto, oferecendo inteligência e contexto à leitura dos dados. Para João, a plataforma vai além da organização das informações e tem o potencial de mobilizar o setor privado a atuar de forma mais estratégica e descentralizada. “Quando a gente produz mais evidência e dissemina dados sobre a distribuição dos recursos, revelando a concentração de proponentes e de financiadores, a gente incentiva o setor privado a investir mais e melhor”, afirmou, destacando o potencial da iniciativa para inspirar empresas a investirem em regiões historicamente menos atendidas, como o Norte e o Nordeste, e a adotar práticas mais inclusivas.
Além disso, o Painel abre caminho para novas possibilidades de co-investimento, uma prioridade na pauta do investimento social corporativo. “Fazer cada vez mais em conjunto, em coalizões mobilizadas por causas ou territórios comuns, é uma agenda bastante positiva e o Painel fornece dados estratégicos para empresas buscar parceiros para investimento social”, completou João, reforçando a importância de alianças entre grandes e pequenas empresas, institutos e organizações locais para otimizar recursos e ampliar o impacto social.
Veja o evento do lançamento Painel da Rouanet na íntegra:
Sem comentários