Desafios e oportunidades para engajar a alta liderança no ISC é tema de nova pesquisa do BISC

O material reúne perspectivas de executivos sociais de grandes empresas sobre a temática, com o objetivo de contribuir com práticas que posicionem o ISC como prioridade estratégica nas organizações

No próximo dia 14, o BISC lançará a primeira edição do Reflexões e Tendências do ISC, um produto de conhecimento que integra o eixo qualitativo da Pesquisa BISC. Essa publicação complementa o BISC 2024 – de abordagem quantitativa e divulgado em novembro do ano passado

Nesta edição, o BISC trata sobre “Caminhos para o engajamento da alta liderança empresarial no investimento social corporativo”. A publicação reúne reflexões e perspectivas de líderes de ISC de grandes empresas do país, destacando elementos estratégicos para o avanço do setor e apontando tendências e percepções de quem está à frente dessa pauta no Brasil. O objetivo é oferecer insights práticos para organizações que buscam não apenas ampliar seus investimentos sociais, mas integrá-los como prioridade estratégica na agenda da alta liderança.

Para marcar o lançamento do material, a Comunitas promoverá um webinário especial, a partir das 17h, com participação de Patricia Loyola (Diretora de Gestão e Investimento Social da Comunitas), Fabiana Prianti (Head da B3 Social) e João Morais (Coordenador do BISC) para debater sobre os desafios e oportunidades para engajar a alta liderança no ISC, com base nos insights da nova pesquisa. 

Inscreva-se aqui e garanta sua participação

Os últimos levantamentos do BISC nos anos anteriores haviam identificado que o alinhamento entre o Investimento Social Corporativo e os negócios das empresas já é, em grande parte, uma prática consolidada, mas também revelaram pouca clareza sobre os significados e as implicações deste alinhamento. Muitas vezes, o ISC permanece apartado das decisões estratégicas, limitando seu potencial de gerar impacto transformador na sociedade.

Diante desse cenário, a pesquisa que marca esta nova publicação buscou aprofundar a compreensão sobre como as empresas da Rede BISC têm promovido a articulação entre o ISC e seus negócios, bem como os obstáculos enfrentados para fortalecer esse elo. A pesquisa explorou como o engajamento da alta liderança pode influenciar a relevância estratégica do investimento social e contribuir para sua evolução enquanto ferramenta de geração de valor compartilhado.

Entenda como a pesquisa foi conduzida

Para fundamentar o conteúdo da publicação, a Comunitas conduziu, em outubro de 2024, uma escuta qualificada com as lideranças executivas da Rede BISC por meio da metodologia Grupo Focal, seguida por entrevistas semiestruturadas com os participantes. Todos os envolvidos ocupavam posições estratégicas no investimento social de suas organizações.

O cenário do engajamento da alta liderança

O papel das empresas na sociedade passa por grandes transformações e o campo do investimento social e da responsabilidade social corporativa se torna cada vez mais estratégico. O BISC vem documentando nos últimos anos que a estrutura de investimento social das companhias vem se aproximando dos negócios e assumindo papéis ativos na agenda de sustentabilidade das empresas.

O novo estudo traz luz sobre a relação entre o posicionamento da liderança e a efetividade do ISC nas organizações. A pesquisa explora como diferentes modelos de governança, perfis de tomadores de decisão e prioridades estratégicas impactam diretamente a forma como o ISC é estruturado, valorizado e sustentado dentro das empresas.

As descobertas revelam nuances importantes, como de que forma a trajetória dos CEOs e membros da alta liderança influencia as expectativas sobre o ISC, que tipos de retorno social são mais valorizados pelas lideranças do negócio, e como o ISC pode se posicionar de maneira estratégica frente a agendas corporativas e desafios emergentes, como as mudanças climáticas.

O estudo também mapeia os principais fatores que fortalecem ou fragilizam o ISC em diferentes contextos organizacionais, especialmente em momentos de transição ou redefinição de prioridades. A pesquisa apresenta ainda caminhos para fortalecer o engajamento da alta liderança e posicionar o ISC como um ativo estratégico para os negócios.

Quer saber mais sobre os achados da nova pesquisa do BISC? Participe do webinário e aprofunde-se nos principais insights sobre como engajar a alta liderança no investimento social corporativo. Inscreva-se agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Insira seu e-mail e receba conteúdo sobre o campo do investimento social corporativo!

Nossas redes

_

A COMUNITAS

A Comunitas é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, da vida da população.

Exceto onde indicado de outra forma, todos os conteúdos disponibilizados neste website estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Copyright 2025. All Rights Reserved.

Desenvolvido por MySystem