Em sua 17ª edição, a publicação atualiza o panorama do investimento social corporativo no Brasil e o relaciona aos ODSs, desafios climáticos e cadeias de valor
No próximo dia 26 (terça-feira), a partir das 9h, a Comunitas lançará a edição 2024 da Pesquisa do Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC). Publicado anualmente, o estudo oferece uma visão estratégica sobre o panorama do investimento social corporativo no Brasil, trazendo parâmetros e benchmarks que apoiam a tomada de decisões e qualificam as ações sociais de empresas, institutos e fundações.
O encontro terá um bloco dedicado a apresentar os principais achados da pesquisa. Logo após, será apresentado o “Guia para o Enfrentamento às Emergências Climáticas: Estratégias de Colaboração Pública e Privada”, desenvolvido pela Comunitas em parceria com o Climate Hub do Columbia Global Center Rio de Janeiro, lançado em 1º de Outubro. A publicação reúne experiências reais, dados e pesquisas com líderes públicos e privados, destacando caminhos para criar arranjos colaborativos e soluções inovadoras para enfrentar os riscos, adaptar-se às novas realidades e reduzir as vulnerabilidades climáticas de comunidades e territórios.
Diante do cenário de agravamento de eventos climáticos extremos, que afetam cada vez mais a vida da população e a estrutura produtiva do país, será realizado um debate com a participação de lideranças públicas e privadas da área de responsabilidade social durante o evento. O objetivo é fomentar a agenda de colaboração intersetorial para enfrentar os efeitos da mudança climática, fortalecer a capacidade de resposta a situações de calamidade pública e impulsionar investimentos em medidas de adaptação às mudanças climáticas.
Com moderação da Diretora de Gestão e Investimento Social da Comunitas, Patricia Loyola, o painel contará com a participação do Secretário de Estado Adjunto da Reconstrução Gaúcha (RS), Gabriel Fajardo; do Chefe-executivo de Resiliência e Operações do Município do Rio de Janeiro (RJ), Marcus Belchior; da Head da B3 Social, Fabiana Prianti; da Gerente de Gestão de Programas do Instituto Votorantim, Ana Paula Bonimani.
O que será revelado pela Pesquisa BISC 2024?
Em sua 17ª edição, a publicação irá atualizar o panorama do investimento social corporativo no Brasil. A publicação terá ênfase nos dados quantitativos, renovando a base estatística de referência e atualizando os benchmarkings que oferecem insights e guiam o planejamento estratégico para a qualificação da responsabilidade social das empresas.
Além de dados referentes a variáveis como o volume de investimentos sociais e seu percentual relativo ao desempenho financeiro, bem como a divisão por temáticas sociais e os repasses à sociedade civil, o BISC 2024 também trará uma análise inédita de empresas de capital aberto a partir de dados disponíveis nos Relatórios Anuais das companhias.
Também serão abordadas as funções que o investimento social corporativo está cumprindo dentro da estrutura corporativa para três eixos de grande relevância para a responsabilidade social: o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o envolvimento da cadeia de valor em causas sociais e o enfrentamento às emergências climáticas. Para este último, os dados já foram divulgados no Guia citado acima, mas estarão também no corpo do relatório final da Pesquisa BISC.
Serviço
O quê – Lançamento da Pesquisa BISC 2024 + Painel Enfrentamento às Emergências Climáticas: Estratégias de Colaboração Público-Privada
Quando – Terça-feira, 26/11, a partir das 9h
Onde – Auditório da Comunitas (R. Pamplona, 1005 – Jardim Paulista, São Paulo)
Como – O evento será realizado de forma presencial e a participação é gratuita. Para isso, basta se inscrever neste link
Quer acompanhar as notícias do BISC em primeira mão? É só assinar a nossa Newsletter agora mesmo!
Sem comentários