Quem somos
Realizado desde 2008, o BISC (Benchmarking do Investimento Social Corporativo) orienta as empresas e os seus institutos e fundações na gestão da responsabilidade social, com foco na ampliação da qualidade e do impacto do investimento social corporativo (ISC).
O BISC é a primeira e única pesquisa do Brasil com periodicidade anual que identifica padrões do ISC coletando dados junto às empresas parceiras, formando uma Rede robusta de troca de experiências e grupos de debates. A edição 2023 da pesquisa reuniu dados junto a uma Rede que abrangeu 215 empresas e 11 Fundações e institutos corporativos.
Por ser uma pesquisa bastante longeva, com 16 edições anuais já publicadas, o BISC também funciona como fomentador do debate e produtor de conhecimento nos campos do ISC e da responsabilidade social corporativa, trazendo temas relevantes da agenda corporativa internacional para o cenário brasileiro.
A pesquisa considera dados quantitativos referentes ao montante do valor do investimento social corporativo e a relação com receita e lucro das empresas. Mas também se aprofunda nas temáticas e indicadores qualitativos, do trabalho em rede, parcerias, voluntariado empresarial, dentre outras temáticas.
Dentre os temas já abordados pela pesquisa, a rede BISC já discutiu assuntos como as parcerias realizadas pelo setor privado com o poder público, com organizações sem fins lucrativos e com outras empresas, o alinhamento do investimento social privado aos negócios das empresas, as destinações do ISC em termos de públicos-alvos, área de atuação e territórios e o crescente alinhamento do ISC às políticas públicas. Mais recentemente, a pesquisa passou a incluir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda ESG, com enfoque no “S” e em como este se relaciona com o ISC.
Além disso, por meio da parceria com o CECP (Chief Executives for Corporate Purpose), coalizão formada por CEOs das maiores empresas do mundo, o BISC afere padrão internacional para todos os seus produtos, devido a um intercâmbio permanente de ricas experiências, garantindo paridade internacional à pesquisa. Por meio do BISC, a Comunitas é uma das únicas representantes da América Latina na rede internacional.