ODS 17 | Parcerias para o desenvolvimento sustentável do país

Com um Produto Interno Bruto (PIB) de 6,559 trilhões de reais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil pareia entre as dez maiores economias do mundo. Mas qual o compromisso que uma das maiores potências do planeta tem com o desenvolvimento sustentável de sua nação – ou seja, a manutenção do crescimento econômico alinhada à inclusão social e proteção ao meio ambiente?

O Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 17 – a última das ações estratégicas criadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), mira essa questão, com o fortalecimento dos meios de implementação, além da revitalização e incentivo à criação de parcerias para o desenvolvimento sustentável dos países.

Iniciativas promovem parcerias para o desenvolvimento sustentável brasileiro

No Brasil, existem iniciativas que já trabalham em prol do desenvolvimento sustentável. É o caso da Comunitas, que, desde 2000, estimula e fomenta ações conjuntas com o propósito comum de superar os desafios de ordem econômica e social em diferentes regiões do país por meio da parceria de líderes empresariais, engajados nas várias frentes de atuação.

Leia também: Investimento social corporativo e poder público: qual a relação?

Ao criar o programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, em 2012, a Comunitas deu um passo à frente desse objetivo, encontrando uma oportunidade de geração de impacto sistêmico a partir da qualificação dos investimentos sociais corporativos e da atuação em parcerias com administrações municipais.

Segundo a diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, a motivação do Juntos é estimular parcerias que melhorem a gestão pública, resultando no desenvolvimento local e aprimoramento dos serviços públicos. “O programa aposta na união entre sociedade civil, setor público e iniciativa privada para promover transformações positivas e estruturantes. Se nós queremos mudança, temos que estar juntos e fazermos essa mudança”, afirma.

Leia completo: Artigo | Por um novo modelo de gestão pública por Regina Esteves

O Programa Juntos conta com líderes empresariais que formam seu núcleo de governança, onde são tomadas as decisões estratégicas e se acompanha o desenvolvimento dos projetos executados.

“É preciso produzir respostas e gerar efetividade em políticas públicas. É necessário obter indicadores, avaliar resultados e comparar com o que está sendo feito por outros governos. Daí a importância do diálogo com a sociedade e o sentido de um projeto que se dedica a reunir gestores e oportunizar um rico espaço de aprendizado compartilhado, como faz o Programa Juntos”, explica o cientista político Fernando Schüler.

Leia completo: Artigo | O desafio do aprendizado compartilhado por Fernando Schüler

 


 

 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Insira seu e-mail e receba conteúdo sobre o campo do investimento social corporativo!

Nossas redes

_

A COMUNITAS

A Comunitas é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, da vida da população.

Exceto onde indicado de outra forma, todos os conteúdos disponibilizados neste website estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Copyright 2024. All Rights Reserved.

Desenvolvido por MySystem