I – A evolução dos Investimentos Sociais

1. Investimentos sociais da Rede BISC mantiveram níveis elevados

O volume de investimentos sociais corporativos em 2021 mostrou resiliência em patamares elevados, após nível recorde em 2020. A soma dos recursos aplicados pelas organizações da Rede BISC foi de R$ 4,1 bilhões, queda de 27% em termos reais ante o ano anterior, mesmo após um movimento de retirada de recursos extraordinários que vinham sendo aplicados no enfrentamento à COVID-19. Considerando a série histórica ajustada pela inflação, o volume de investimentos sociais de 2021 foi o terceiro maior desde que o BISC passou a monitorar o setor.

 

2. Recursos das empresas segue ampliando sua relevância
Como o ISC das empresas foi o que mais se impulsionou em 2020 com a injeção de recursos extraordinários, naturalmente também registrou queda mais forte em 2021 em comparação aos recursos advindos de institutos e fundações. No entanto, a importância relativa dos recursos financeiros das empresas seguiu aumentando em 2021, atingindo 60% do ISC – maior percentual desde 2015. As empresas mantiveram elevado volume de ISC no ano, registrando um dos maiores níveis da série histórica. Por sua vez, os institutos e fundações corporativas seguiram tendência relativamente estável, retornando aos patamares pré-pandemia, em linha com sua natureza de maior perenidade orçamentária e menor sensibilidade à conjuntura econômica.

 

3. Maioria das organizações tiveram queda do ISC, embora mais branda que o esperado
Metade dos respondentes da pesquisa BISC tiveram redução no ISC superior a 25% em 2021, devolvendo a forte elevação de 2020. No entanto, a queda do ISC foi pequena frente ao forte aumento do ano anterior e também foi mais branda que a expectativa dos próprios membros da Rede BISC. Entre aqueles que esperavam redução, houve ligeira surpresa positiva em direção a uma queda menor. Também houve surpresa positiva entre aqueles que tiveram aumento de ISC, cujo realizado se mostrou superior à expectativa.

 

4. Percentual do ISC sobre o Lucro Bruto mostrou redução, mas se manteve acima dos níveis de 2019
Os indicadores de desempenho do investimento social frente a variáveis financeiras das empresas mostraram, em 2021, natural devolução do aumento registrado em 2020, quando o ISC subiu muito mais que a receita e o lucro das companhias. A despeito da queda em 2021, os percentuais do ISC em relação a variáveis financeiras se mantiveram acima dos níveis de 2019, especialmente em relação ao Lucro Bruto, revelando o aumento da importância relativa do investimento social na agenda corporativa. A forte redução da mediana do ISC em relação ao lucro líquido decorreu do forte crescimento dessa métrica nas empresas.

 

5. ISC como percentual do lucro bruto encurtou a distância em relação ao benchmarking dos EUA
Como percentual do lucro bruto, o investimento social da rede BISC se mantém em níveis relativamente baixos, mesmo para o padrão de sua série histórica. No comparativo internacional, o ISC no Brasil tende a se manter abaixo e mais volátil em relação ao benchmarking dos EUA (CECP), em linha com o processo de desenvolvimento e consolidação do ISC no país e com as instabilidades da economia brasileira. Porém, em 2021, observou-se redução dessa distância, a mais baixa desde 2017. Esse indicador revela a importância relativa das contribuições sociais na agenda corporativa, além de permitir comparabilidade e ser aceito internacionalmente pela academia, pelas áreas sociais das empresas e pela sociedade civil.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Newsletter

Insira seu e-mail e receba conteúdo sobre o campo do investimento social corporativo!

Nossas redes

_

A COMUNITAS

A Comunitas é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, da vida da população.

Exceto onde indicado de outra forma, todos os conteúdos disponibilizados neste website estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Copyright 2022. All Rights Reserved.

Desenvolvido por MySystem