AS PARCERIAS COM ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS E NÃO GOVERNAMENTAIS

O que pode fortalecer as parcerias com as organizações públicas?

Em 2019, 77% das empresas formaram parcerias com organizações governamentais, especialmente com as municipais, para desenvolver seus projetos sociais. Esse percentual é bem mais elevado do que no ano anterior, e se aproxima daquele observado nas primeiras edições do BISC (cerca de 80%). Num leque de fatores que podem contribuir para ampliar esse tipo de trabalho conjunto, as empresas destacam, especialmente, uma boa relação com atores relevantes, a capacidade de inovação e o reconhecimento público da relevância de sua atuação.

 

O que revela o BISC sobre as relações das empresas com organizações sem fins lucrativos?

  • Em 2019, todas as empresas se articularam com organizações sem fins lucrativos para desenvolverem seus investimentos sociais.
  • As empresas declararam o apoio a um conjunto de 613 organizações sem fins lucrativos.
  • Os recursos transferidos para essas organizações atingiram a casa dos R$ 500 milhões.
  • Entre as atividades desenvolvidas em conjunto, 80% das empresas destacam a educação; 50% a defesa de direitos; e, 40% as atividades de geração de renda, cultura, e esporte e lazer.
  • Diretamente, ou por meio dos institutos, 90% das empresas declaram avaliar todas as atividades financiadas, e entre os itens avaliados destacam-se o cumprimento das metas estabelecidas e do cronograma de execução das atividades pré-estabelecidas.
  • Entre os critérios de seleção das instituições apoiadas, 40% das empresas assinalam o atendimento a solicitações das próprias organizações; e, 67% dos institutos, o convite àquelas organizações que atuam localmente nas comunidades atendidas.

* Os resultados referentes ao número de organizações apoiadas e aos valores transferidos podem estar subestimados uma vez que nem todas as empresas forneceram tais informações.

O que mudou no financiamento das empresas às organizações sem fins lucrativos?

Os resultados do BISC apontam para uma tendência das empresas de privilegiarem a expansão de repasses de menor porte – inferiores a R$ 40 mil/ano. Cabe explorar, futuramente, as mudanças que estão ocorrendo no tipo de apoio oferecido pelas empresas a essas organizações.

 

O que pode fortalecer as parcerias com organizações sem fins lucrativos?

Em diversas edições do BISC tem sido apontado que as parcerias com organizações da sociedade são essenciais para a condução dos investimentos sociais privados. Para ampliar e fortalecer esse trabalho conjunto as empresas destacaram, por um lado, a necessidade de avançar na avaliação dos resultados obtidos e, por outro, um maior reconhecimento da sobre a importância do papel desempenhado pelas organizações da sociedade civil.

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