AS ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DOS INVESTIMENTOS SOCIAIS

Como o desenvolvimento local se insere na condução dos investimentos sociais?

A maior parte das empresas da Rede BISC desenvolve projetos sociais com foco no desenvolvimento sustentável (78%) e possui uma política corporativa que busca construir um relacionamento com as comunidades locais (70%). Entre os principais avanços vale mencionar a instituição de canais permanentes de diálogo e de atendimento às reclamações locais; e, entre os maiores desafios, o engajamento na formulação de políticas públicas locais e de inserção de fornecedores locais na cadeia de valor da empresa.

 

O que se destaca no alinhamento dos investimentos sociais aos negócios?

O alinhamento dos investimentos sociais aos negócios é hoje reconhecido como uma clara estratégia de ganha-ganha, na medida em que busca: associar a melhoria da qualidade de vida das comunidades a uma melhoria da imagem da empresa; uma maior aproximação com as comunidades; e uma gestão dos negócios socialmente responsável. Abaixo alguns achados em relação ao processo de alinhamento e de avaliação do retorno dos investimentos sociais:

  • Em 85% das empresas a agenda social está direcionada para alinhar os investimentos sociais aos negócios.
  • Mais da metade das empresas (56%), está buscando alinhar seus programas de voluntariado aos propósitos da organização e à melhoria da sua imagem diante dos stakeholders.
  • O dimensionamento sobre os resultados dos investimentos sociais para os negócios, tais como melhorias nas relações com as comunidades do entorno, reputação e satisfação dos colaboradores, é medido por meio procedimentos informais em 90% das empresas.
  • Em 40% das empresas os dirigentes consideram que os resultados intangíveis e não mensurados formalmente são suficientes, para avaliar o retorno dos investimentos sociais para a empresa e a sua continuidade na dimensão atual.
  • A qualidade das informações, que refletem o retorno dos investimentos sociais para a empresa, recebeu dos gestores uma nota média de 6,3, numa escala de 0 a 10.

Em que medida, os investimentos sociais da Rede BISC, estão em linha com as prioridades dos seus stakeholders?

Entre as estratégias de alinhamento aos negócios destaca-se o alinhamento da política de investimento social aos propósitos das diversas partes interessadas.  Nesse sentido, o desenvolvimento local e a educação se destacam entre as causas prioritárias dos stakeholders e isso não é só uma percepção dos gestores. Em 60% das empresas essa informação foi extraída de suas pesquisas de materialidade. Confrontando esse resultado com as atividades desenvolvidas pelo grupo, extrai-se que os investimentos sociais estão em linha com as aspirações dos stakeholders:  cerca de 80% das empresas da rede BISC atuam nessas duas áreas.

 

Causas sociais que mais mobilizam os stakeholders:

Qual o grau de satisfação das empresas com as informações disponíveis para a condução dos investimentos sociais?

As empresas e, sobretudo, os institutos estão razoavelmente confortáveis com a qualidade das informações disponíveis internamente, para subsidiar o planejamento e a condução dos seus investimentos sociais. No geral, numa escala de 0 a 10, a nota média atribuída pelo grupo foi de 7,4 e 8,1, respectivamente. As maiores dificuldades para as empresas estão em dispor de informações qualificadas, e em tempo oportuno, sobre as realidades sociais locais e sobre o retorno dos investimentos sociais.

 

Em que medida os ODS estão incorporados na condução dos investimentos sociais?

O alinhamento à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável cresceu rapidamente entre os participantes da Rede BISC. Entre 2016 e 2019, passou de 23% para 70% o percentual de empresas que se comprometeram publicamente com os ODS. Isso se deve, especialmente, à importância atribuída internamente ao tema: em 80% das empresas as lideranças atribuem uma importância muito alta, ou alta, à incorporação dos ODS como referência para seus investimentos sociais.

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