Com participação da Comunitas, publicação reúne artigos científicos sobre a temática do terceiro setor

A pesquisa explicita a complexidade que o debate sobre a atuação das OSCs tem assumido no Brasil. A produção teve participação da Comunitas, por meio do Grupo de Conhecimento no Investimento Social Privado.

Contemplar distintas dimensões que compõem o debate sobre OSCs no país privilegiando a diversidade de perspectivas analíticas e institucionais. Esse é o principal objetivo da nova edição do Boletim de Análise Político-Institucional (BAPI), lançado hoje (17) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A publicação reúne pesquisadores e pesquisadoras de diversas instituições de modo a explicitar a complexidade que o debate sobre a atuação das OSCs tem assumido no Brasil no período recente e os múltiplos esforços em andamento para ampliar, aprimorar e qualificar o conhecimento produzido sobre o setor.

Composta por onze artigos, a edição é dividida em três partes. A primeira, intitulada “O que sabemos sobre as Organizações da Sociedade Civil? Estudos sobre o perfil das OSCs e mecanismos de fortalecimento da transparência no Brasil”, apresenta as principais fontes de informação sobre OSCs no país que, em conjunto com o Mapa das OSCs (Ipea) e o Perfil das OSCs no Brasil (lançado em 2018), constituem o panorama mais completo de dados sobre o setor na atualidade. A segunda parte, “Trabalho nas OSCs: avanços e desafios”, aborda diferentes dimensões que configuram as relações formais de trabalho no interior das OSCs. A última parte, “Sustentabilidade das OSCs: estratégias e limites”, abrange um rol amplo de questões que tem marcado o debate sobre os principais desafios enfrentados pelo setor considerando a redução de investimentos públicos e privados direcionados para as OSCs no período recente.

O BAPI é uma publicação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Esta edição temática foi motivada também pelas reflexões travadas no âmbito do Grupo de Conhecimento no Investimento Social Privado (ISP). Formado em 2018, o Grupo reúne entidades de referência relacionadas à produção de dados e informações sobre o campo do ISP e das OSCs para estimular um ambiente de troca, articulação e cooperação que possibilite uma atuação mais organizada no terceiro setor.

Participam do grupo entidades como Associação Brasileira de Captadores de Recurso (ABCR), Comunitas; Fundação Getulio Vargas (FGV); Grupo de Instituições, Fundações e Empresas (GIFE); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS); Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Rede de Filantropia para a Justiça Social e Wings, Plataforma Prosas.

 

Clique aqui e confira a 20ª edição do Boletim de Análise Político-Institucional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Insira seu e-mail e receba conteúdo sobre o campo do investimento social corporativo!

Nossas redes

_

A COMUNITAS

A Comunitas é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, da vida da população.

Exceto onde indicado de outra forma, todos os conteúdos disponibilizados neste website estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Copyright 2024. All Rights Reserved.

Desenvolvido por MySystem