Panorama recente dos investimentos sociais corporativos no Brasil, com Patricia Loyola

Arte tem um fundo branco com um pouco de amarelo. Na parte em amarelo, aparece uma mulher de cabelos castanhos na altura do ombro. Ao lado dela, aparece o nome Patrícia Loyola em azul. Abaixo, se lê "diretora de Gestão e Investimento Social da Comunitas". Também aparece uma faixa azul com letras brancas em que se lê "Editorial BISC"

Há 15 anos, a Comunitas acompanha o perfil do investimento social corporativo no Brasil e, neste período, pudemos registrar transformações relevantes na atuação social das empresas. Vivenciamos uma forte qualificação dos executivos e gestores sociais corporativos e uma preocupação crescente com a mensuração de resultados das iniciativas.

Em termos de volume de investimento, a pesquisa BISC observou uma razoável oscilação relacionada à conjuntura econômica, porém, mesmo em tempos de recessão, as empresas demonstraram um esforço na manutenção de suas ações e o volume de recursos ficou acima dos R$2 bilhões por ano. Tal montante é composto majoritariamente por recursos privados, já que os incentivos fiscais representam cerca de um quarto do total anual.  

Em análise retrospectiva das mudanças na condução do investimento social, nos últimos anos, o BISC sinalizou em 2019 que o seu sucesso está cada vez mais atrelado aos seguintes requisitos: 

  • estímulo à participação dos diversos atores envolvidos;
  • garantia da flexibilidade necessária para acompanhar as mudanças da sociedade e para incorporar novas tecnologias;
  • adoção de metodologias capazes de gerar resultados objetivos;
  • alinhamento estratégico aos negócios; 
  • alinhamento a agendas públicas nacionais e internacionais. 

Tais aspectos de sucesso apontados, no ano anterior à pandemia, se mostraram fundamentais durante a crise sanitária. O setor privado foi ágil e demonstrou flexibilidade para lidar com o período emergencial, ampliou os valores de investimento destinados à área social em 95%, fortaleceu as áreas mais impactadas como saúde, assistência social e segurança alimentar, estabeleceu parceria com outras empresas do mesmo setor e/ou de sua cadeia de suprimentos e amplificou a transferência de recursos para a sociedade civil, apostando – acertadamente – na capacidade das organizações sociais de escuta e de entrega ajustada às demandas locais.   

Enfim, na busca pela ampliação do impacto e a geração de valor social, o investimento social corporativo teve seu papel consolidado de diferentes maneiras. Enquanto nos anos 90 e início dos anos 2000 a iniciativa privada se dedicava a ações mais pontuais e assistenciais, com o tempo, um número cada vez maior de empresas passou concretizar suas ações na direção do:

  • fomento e da viabilização de inovação social;
  •  do fortalecimento da sociedade civil;
  • da promoção do desenvolvimento sustentável;
  • colaboração com políticas públicas. 

Com a missão de qualificar o investimento social privado no Brasil, celebramos o saldo positivo dos avanços, reconhecemos o imenso desafio social que temos pela frente e seguimos com o propósito de estimular e disseminar boas práticas no S do ESG*. 

*A sigla ESG vem do inglês (Environmental, social and Governance) e refere-se ao equilíbrio dos aspectos ambiental, social e de governança na gestão dos negócios de uma empresa. 

Patrícia Loyola,
Diretora de Gestão e Investimento Social da Comunitas

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Insira seu e-mail e receba conteúdo sobre o campo do investimento social corporativo!

Nossas redes

_

A COMUNITAS

A Comunitas é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, da vida da população.

Exceto onde indicado de outra forma, todos os conteúdos disponibilizados neste website estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Copyright 2024. All Rights Reserved.

Desenvolvido por MySystem