ODS 3 | Parcerias em prol da saúde pública brasileira

Está no artigo 196 da Constituição Federal: Saúde é direito fundamental de todos os brasileiros e dever do Estado. Porém, a verdade é que metade (55%) dos próprios usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) consideram o serviço ruim ou péssimo, segundo pesquisa do Datafolha encomendada pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), divulgada em 2018.

A insatisfação da sociedade demonstra que o país ainda enfrenta sérios desafios para oferecer qualidade nos serviços públicos de saúde. E para auxiliar na superação desses obstáculos, diversas empresas estão abraçando o terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) – denominado “Saúde e Bem-Estar”, que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para cada ser humano, em todas as idades.

Leia também: Cada 1 real investido em saneamento básico economiza R$ 4 em gastos com saúde

Segundo o Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC) – pesquisa anual liderada pela Comunitas, as empresas brasileiras investiram R$ 2,4 bilhões em projetos sociais, em 2016. Parte desse valor foi voltado para a saúde, principalmente por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) e o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON).

Parcerias na saúde pública municipal

Mas existem empresas que decidem trabalhar com a saúde de forma mais próxima das administrações municipais. É o caso da coalização de líderes empresariais que integram o Programa Juntos, iniciativa também desenvolvida pela Comunitas.

Em parceria com a prefeitura mineira de Juiz de Fora, por exemplo, o Juntos busca minimizar os impactos de judicialização da saúde, que se refere às tentativas da população de “furar” as filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) e obter medicamentos de alto custo, cirurgias ou internações fazendo pedido diretamente ao judiciário.

A ação consiste em avaliar a série histórica e do fluxo de processos judiciais enfrentados pela municipalidade na área da saúde para identificar oportunidades de racionalização e redução dos seus impactos, com ações tanto preventivas (envolvendo a população), como na fase de execução das decisões judiciais.

Leia também: Artigo | Impactos da judicialização da saúde | por Januario Montone

Já com a Prefeitura de Santos (SP), o Programa Juntos atuou no desenvolvimento da Escola de Mães, iniciativa que contribuiu para a redução da mortalidade infantil na cidade para níveis históricos, caindo de 13,69, em 2014, para 7,9, até abril de 2017 – o menor índice da história da cidade.

Cocriada entre os servidores e a população, o espaço oferece às recentes e futuras mamães amparo humanizado e personalizado, com atividades gratuitas para acolhimento e auxílio às gestantes com cuidados durante o pré-natal e as mamães de crianças de até 1 ano, transformando-se em uma ferramenta para redução da mortalidade infantil na cidade.

Leia também: Desenvolvido com o apoio da Comunitas, programa para gestantes em Santos inspira e se expande para outras unidades

Os resultados deram para a Escola de Mães um dos principais prêmios de design de produtos e serviços no mundo, o internacional Core77 Design Awards. A iniciativa venceu duas premiações: na categoria “Design pelo Impacto Social” e no “Voto Popular”, concorrendo com outras 13 iniciativas selecionadas pelos juízes.

 


 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Insira seu e-mail e receba conteúdo sobre o campo do investimento social corporativo!

Nossas redes

_

A COMUNITAS

A Comunitas é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, da vida da população.

Exceto onde indicado de outra forma, todos os conteúdos disponibilizados neste website estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Copyright 2024. All Rights Reserved.

Desenvolvido por MySystem