#ListaComunitas – Como usar o BISC para analisar e aprimorar os investimentos sociais da sua empresa?

A imagem mostra um ambiente corporativo. com cinco pessoas ao redor de uma mesa de cor marrom clara. Sobre a mesa, vemos notebooks, agendas e copos de café. As pessoas se cumprimentam encostando os punhos um no outro. se

Crédito da imagem: Freepik

Lançado em 2008 pela Comunitas, o Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC) é a primeira e única pesquisa anual do Brasil que identifica padrões do investimento social corporativo (ISC), coletando dados junto a uma rede robusta de empresas parceiras, sendo reconhecido como uma das mais importantes pesquisas sobre o tema. 

Com 14 edições já publicadas, o BISC é uma ferramenta imprescindível para empresas com atuação no campo social, funcionando como fomentador do debate e produtor de conhecimento na temática. Dessa forma, o BISC também orienta as empresas e os seus institutos e fundações na gestão da responsabilidade social, com foco na ampliação da qualidade e do impacto do ISC.

Além disso, o BISC pode ser especialmente utilizado para:

  • identificar padrões de comportamento;
  • subsidiar empresas parceiras nas decisões sobre o seu orçamento social;
  • acompanhar e avaliar a evolução dos seus investimentos ao longo do tempo;
  • divulgar a atuação do setor privado no campo de investimento social corporativo.

Além de um relatório anual completo, a rede BISC oferece diversos mecanismos para que a iniciativa privada possa aprimorar a gestão, qualidade e impacto do investimento social. Confira abaixo uma lista com os principais motivos pelos quais a sua empresa deve fazer parte da Rede BISC:

1. Grupos de Debates exclusivos
A premissa dos encontros é reunir os parceiros BISC para fomentar uma troca em rede, em espaços de aprendizado entre pares, além de aprimorar a pesquisa enquanto ferramenta para o fortalecimento e qualificação do ISC.

A realização do Grupo de Debate permite que o BISC explore novos temas a serem estudados na pesquisa, ao mesmo tempo em que os parceiros da Rede discutem sua atuação no campo social, trocando experiências com os demais membros.

Para Patricia Loyola, diretora de Investimento Social da Comunitas, esse tipo de debate e construção é importante pois a agenda social passa por transformações constantemente. “Se a gente considerar as transformações inerentes ao próprio investimento social sendo somadas às mudanças no cenário, com a necessidade de retomada econômica a partir da pandemia, é fundamental aprofundarmos em nossa rede a troca sobre os aspectos mais relevantes do investimento social, como é o caso do fortalecimento crescente das parcerias em diferentes esferas e formatos”, explica ela.

A arte mostra uma imagem nas cores amarela e azul em que se lê, em cores laranja e branca, "pesquisa BISC 2021. Acesse os dados completos do investiment social corporativo brasileiro"

2. Suporte da Comunitas
Como organização que está à frente da realização do BISC, a Comunitas presta assessoria para todas as empresas que fazem parte da Rede. Os parceiros do BISC contam com acesso exclusivo a uma plataforma online que permite o acompanhamento de dados individuais e coletivos. O acompanhamento de médio e longo prazo viabiliza o aprofundamento da empresa em sua própria realidade e potencializa a sua capacidade de prever os rumos do ISC.

Outra vantagem: a Comunitas se coloca à disposição do parceiro também para compartilhar conhecimento dentro da própria empresa. O time do BISC pode preparar apresentações e palestras, com informações de desempenho personalizadas, para engajar os colaboradores e envolvê-los nos compromissos sociais da empresa.  

Além disso, a Comunitas também pode ajudá-lo a revisar o seu questionário BISC e completar as questões que ainda não foram respondidas, bem como ajudá-lo a interpretar os seus resultados. Dessa forma, a empresa disporá de informações qualificadas sobre sua atuação social e poderá redefinir estratégias corporativas

3. Subsídio para os  relatórios de sustentabilidade
Com o surgimento e fortalecimento de novas mídias, as empresas passaram a sofrer uma fiscalização maior por parte dos cidadãos, que cobram um maior comprometimento com a Agenda ESG (do inglês, ambiental, social e governança). Elaborar relatórios de sustentabilidade tem se mostrado um desafio, principalmente porque ainda não existe um modelo padrão para relatar,  especificamente, o investimento social. 

A Comunitas pode orientá-lo sobre como demonstrar o investimento social nos relatórios de forma consistente 

4. Fazer parte de uma rede internacional
Por meio do BISC, é possível traçar parâmetros nacionais e internacionais do investimento social nas empresas, bem como de seus institutos e fundações, apresentar indicadores de qualidade na gestão das iniciativas e aprofundar a investigação das temáticas mais relevantes para o campo de investimento social a cada ano.

Para isso, a Comunitas mantém uma parceria de longa data com o CECP (Chief Executives for Corporate Purpose), coalizão formada por CEOs das maiores empresas do mundo, o que confere um padrão internacional à pesquisa. Além disso, a organização também participou da cocriação da rede Global Exchange, composta hoje por mais de 18 organizações que estabelecem intercâmbio permanente de informações em torno da atuação social em diferentes países. 

Anualmente, o BISC alimenta o relatório internacional Global Impact at Scale, estudo que explora o investimento social corporativo e as estratégias ESG de empresas em 18 países , e tem em sua amostra a Rede BISC representada.

Para finalizar, o crescimento da Rede BISC é fundamental para o fortalecimento dos investimentos sociais. À medida que novas empresas entram para a Rede, o BISC é enriquecido como pesquisa e o retrato da atuação social corporativa no Brasil, ampliado. A edição 2021 do BISC, por exemplo, reuniu dados junto a uma Rede que abrangeu 324 empresas e 17 institutos e fundações empresariais.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Insira seu e-mail e receba conteúdo sobre o campo do investimento social corporativo!

Nossas redes

_

A COMUNITAS

A Comunitas é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, da vida da população.

Exceto onde indicado de outra forma, todos os conteúdos disponibilizados neste website estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Copyright 2024. All Rights Reserved.

Desenvolvido por MySystem