EnglishPortugueseSpanish
Instagram
Bisc
  • Página principal
  • Quem Somos
  • Dados
  • Blog
  • Rede BISC
  • Biblioteca
  • Agenda
  • Contato
Bisc
  • Página principal
  • Quem Somos
  • Dados
  • Blog
  • Rede BISC
  • Biblioteca
  • Agenda
  • Contato

Slide Global Impact at Scale – Confira quais foram os principais destaques da edição de 2022

Global Impact at Scale – Confira quais foram os principais destaques da edição de 2022

03/02/2023

A pesquisa aborda tendências do setor corporativo na Agenda ESG, Investimento Social Privado (ISP), Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Envolvimento de Funcionários

No último dia 23, a Chief Executive for Corporate Purpose (CECP), parceira internacional do BISC, lançou a pesquisa Global Impact at Scale (Impacto Global em Escala, em tradução livre) – edição 2022. O estudo abordou as principais tendências internacionais na atuação social corporativa, como o acompanhamento do progresso em fatores ambientais, sociais e de governança (ESG), compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e investimento social corporativo.

Com base em dados de 2021, a mais recente publicação da Global Impact at Scale salienta os esforços realizados para integrar a Agenda ESG nas estratégias de negócios – indicando fatores que estão avançando e onde é necessário continuar convergindo esforços. Além disso, o estudo também aborda os crescentes compromissos para lidar com as mudanças climáticas por meio do estabelecimento de metas net zero na emissão de gases do efeito estufa e ampliar a equidade e inclusão da força de trabalho. 

Por meio do Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC), a primeira e única pesquisa do Brasil com periodicidade anual a identificar padrões do investimento social corporativo (ISC), coletando dados junto a empresas, institutos e fundações parceiros, as organizações brasileiras também tiveram seus resultados considerados pela Global Impact at Scale, o que permite geração de conhecimento e valor mundo afora. 

A seguir, confira quais foram os principais destaques da pesquisa Global Impact at Scale: 

1 – Maior adesão à Agenda ESG nas empresas

De acordo com a pesquisa, a Agenda ESG está mais incorporada ao dia a dia das empresas. A imensa maioria das organizações (98%) reporta dados ESG de forma voluntária e também para a maioria (76%) houve ampliação da divulgação de dados ESG em 2021. A divulgação de dados não-financeiros vêm atraindo investidores voltados para a questão da sustentabilidade ambiental, social e de governança dos negócios, sendo uma tendência observada por 50% das empresas. A ampliação na divulgação de dados não-financeiros vem sendo observada também no Brasil e deve ser reforçada a partir da recente regulamentação pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre critérios para a divulgação de relatórios não-financeiros.

O relatório também abordou outros aspectos importantes da agenda ESG. A integração das equipes é uma variável relevante na atuação ESG e, em 2021, 83% das organizações responderam que os membros das equipes voltadas para atuar em questões “S” e “E” costumam trabalhar em conjunto, importante aumento frente ao percentual de 61% em 2020. Outra frente de atuação relevante na agenda ESG é a de mensuração. No cenário global, foi verificado que 54% das empresas consideram a medição do fator “S” do ESG como a mais desafiadora, bastante em linha com os dados do BISC 2022 que captaram esse mesmo desafio no contexto brasileiro.

2 – Investimento em qualidade de vida dos funcionários e cenário do voluntariado corporativo

Apesar de um aumento na rotatividade de funcionários em diversas empresas pelo mundo, 67% dessas organizações têm aumentado investimentos em estilos de vida saudáveis ​​e no bem-estar de seus trabalhadores como uma forma de diminuir a alternância na força de trabalho e aumentar o engajamento dos trabalhadores.  

Com relação ao trabalho voluntário, 57% das empresas globais oferecem uma remuneração para os funcionários que dedicarem seu tempo às causas apoiadas pela organização. Aqui no Brasil, o BISC 2022 identificou que, embora tenha havido um aumento no número de trabalhadores envolvidos nos programas de voluntariado corporativos entre os anos de 2020 e 2021 (cerca de 69,2% – o que representa mais de 76 mil funcionários), também houve uma perda na diversificação. O cenário do voluntariado brasileiro é de forte atuação digital. 

3 – Integração dos Objetivos do Investimento Sustentável às estratégias de negócio

Apesar do aumento nos investimentos para geração igualitária de oportunidades de trabalho para homens, mulheres, minorias e pessoas portadoras de deficiência, 67% das empresas ainda enfrentam grandes desafios para inserir a ODS 10 em sua força de trabalho – em especial no que se refere a cargos de liderança. 

 

Dayane Reis

03/02/2023

  • AnteriorPesquisa global retrata o cenário ESG nas maiores empresas do mundo

  • PróximoFórum Econômico Mundial traz alertas para os principais riscos globais de 2023

Leia também

Boas Práticas: Como a UnitedHealth Group apoiou na capacitação de lideranças negras

Versão completa do BISC 2022 já está no ar! Saiba quais são os destaques desta edição

Na Mídia – A complexidade do S do ESG

Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

  • A arte mostra várias moedas empilhadas lado a lado, uma pilha de moedas maior que a outra. Em cima da última pilha, vemos o símbolo do cifrão
    Confira os 6 incentivos fiscais mais utilizados no Brasil, segundo o BISC
  • A foto mostra as mãos de um homem, sentado à mesa, fazendo contas em uma calculadora e segurando uma caneta. Debaixo da calculadora, vemos alguns papéis. o canto da tela abaixo, vemos um laptop e, no alto, vemos uma xícara branca com café dentro
    A importância dos incentivos fiscais
  • A foto mostra cinco pessoas em um círculo e todas elas seguram uma mudinha de planta, que está bem ao centro da imagem
    Investimento social privado: o que você precisa saber?
  • A foto mostra uma mulher fazendo uma apresentação. Ao fundo, vemos um telão e ela está em pé, falando ao microfone
    Comunitas lança Pesquisa BISC 2022 e destaca a resiliência do investimento social corporativo no Brasil
  • A imagem mostra o brasão da Comissão de Valores Mobiliários do governo federal
    Saiba quais são as novas regras implementadas pela CVM para divulgação de relatórios ESG

Newsletter

Insira seu e-mail e receba conteúdo sobre o campo do investimento social corporativo!

Nossas redes

_

A COMUNITAS

A Comunitas é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, da vida da população.

Exceto onde indicado de outra forma, todos os conteúdos disponibilizados neste website estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Copyright 2023. All Rights Reserved.

Desenvolvido por MySystem