Global Exchange se reúne para trocar boas práticas frente ao coronavírus

A coalizão mundial de organizações sociais atuantes com o tema de investimento social privado, Global Exchange (GX), da qual a Comunitas é a representante brasileira, se reuniu on-line hoje (16), para compartilhar algumas experiências locais de enfrentamento à Covid-19.

Leia também: “Não é mais tolerável a intensidade e gravidade da desigualdade que vivemos”, diz economista social durante conferência da Comunitas

Alguns levantamentos já foram realizados, com o intuito de fornecer um panorama de ações tomadas pelo setor privado e sociedade civil para mitigar as externalidades negativas que o coronavírus gera, econômica e socialmente.

No México, por exemplo, o levantamento realizado pela CEMEFI, parceira do GX, apontou que grande parte das ações desenvolvidas por empresas e OSCs estão centradas no fornecimento de informações aos públicos de interesse (49% das empresas e 33% das OSCs), bem como formar alianças para apoiar ações de emergência (42% e 34%, respectivamente).

Leia também: BISC participa de levantamento global sobre investimento social corporativo

No Chile, a Gestión Social, representante do país, apontou em sua pesquisa que as empresas locais estão priorizando uma atuação direita, ou seja, onde seus colaboradores ocupam o primeiro lugar de atenção – 100% das 60 empresas investigadas implementaram trabalho remoto.

Já o CECP, parceiro estado unidense, identificou em pesquisa que a maioria das empresas adotou uma estratégia de alívio a desastres e, também, tomou medidas fora dessa estratégia (36%).  Não obstante, 45% das empresas aumentaram ou aumentarão seus orçamentos a fim de fornecer uma resposta à COVID-19.

Para além dos dados, ações concretas estão sendo protagonizadas por parceiros do GX. A Samhita, representante indiana no grupo, tem exercido ações correlatas às que a Comunitas vêm desenvolvido no Brasil, a fim de aliviar os impactos da Covid-19.

Leia também: Comunitas e Governo de SP iniciam pagamento de benefícios para alunos em extrema pobreza

BISC 2020

A Comunitas incluiu a Covid-19 como um tema da pesquisa BISC desse ano. Além disso, a organização está atuando junto aos parceiros BISC, com conhecimento, articulação ou mobilização de recursos.

Leia também: BISC lança relatório completo com os últimos dados do investimento social corporativo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Insira seu e-mail e receba conteúdo sobre o campo do investimento social corporativo!

Nossas redes

_

A COMUNITAS

A Comunitas é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, da vida da população.

Exceto onde indicado de outra forma, todos os conteúdos disponibilizados neste website estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Copyright 2024. All Rights Reserved.

Desenvolvido por MySystem