Dados prévios do BISC 2023 indicam crescimento do ISC em relação ao lucro bruto das empresas. Confira outros destaques!

Lançando luz sobre a conjuntura atual das práticas de investimento social corporativo, o material apresenta um panorama em que as empresas fortalecem seus compromissos sociais. Baixe o primeiro folder completo!

A Comunitas acaba de divulgar os primeiros dados da pesquisa BISC 2023, trazendo o cenário atual e tendências para o campo do investimento social das empresas e de seus institutos e fundações corporativas. O Benchmarking do Investimento Social Corporativo é uma ferramenta importante para a Rede BISC qualificar sua gestão do ISC, acessar indicadores de monitoramento e as melhores práticas de reporte da atuação social corporativa, além de ser uma das principais fontes de conhecimento para o terceiro setor.

A análise abrange um período crucial, explorando a dinâmica do investimento social no contexto pós-pandemia e destacando o compromisso das organizações com a agenda social. Os primeiros resultados indicam uma intersecção entre desafios e oportunidades, evidenciando a busca contínua das empresas por promover impacto positivo em suas comunidades. 

Esta é a primeira leva de informações do BISC 2023, que contará com a publicação de mais dois folders nas próximas semanas. Com os dados em mãos, as empresas da Rede têm a oportunidade de analisar e ajustar suas estratégias de investimento social, de acordo com as tendências identificadas. Além disso, as organizações que participaram desta edição da pesquisa já receberam relatórios com análises individualizadas, com um detalhamento mais aprofundado sobre seus desempenhos, sendo material de suma importância para o planejamento estratégico das equipes sociais das empresas para o próximo ano. 

“Apesar da leve queda no volume de investimentos totais deste ano, a tendência reflete uma clara priorização da agenda social pelas empresas. O aumento no indicador de lucro bruto, de 0,69% para 0,80% em 2022, evidencia que as organizações estão não apenas mantendo, mas também aprofundando seu compromisso com o investimento social. Isso não só valida a relevância das ações de responsabilidade social empresarial, como ressalta a consistência das empresas em direcionar recursos significativos para promover impacto positivo em suas comunidades”, contou a diretora de Gestão e Investimento Social da Comunitas, Patricia Loyola. 

Confira 3 destaques do BISC 2023:

  • ISC aumentou em relação ao lucro bruto das empresas – O indicador mediano de ISC como proporção do lucro bruto aumentou de 0,69% para 0,80% em 2022, indicando que a agenda social está sendo priorizada pelas empresas. Esse indicador mede a importância relativa da agenda social nas empresas e é bastante utilizado como benchmarking nacional e internacional.

No documento, você pode conferir a evolução do % do ISC no lucro bruto por setor! 

  • Menor uso de recursos incentivados impulsiona ligeira queda do ISC em 2022 – Enquanto o ISC em geral diminuiu, a queda foi concentrada no uso de recursos incentivados, enquanto os recursos próprios se mantiveram estáveis, totalizando cerca de R$ 3 bilhões. Isso sugere que, mesmo com a redução, a agenda social continua sendo uma prioridade para as empresas.

    No folder, é possível entender melhor a evolução por setor.
  • Projeção de estabilidade do ISC para os próximos anos – As perspectivas para o ano de 2023 indicam estabilidade no ISC em relação a 2022, com uma taxa de variação mediana de queda de 0,4%. Para o biênio 2024-25, a perspectiva também é de estabilidade. No entanto, é importante observar que as projeções estão bastante divididas, incluindo um grupo significativo de organizações que espera aumentar o ISC em uma taxa superior a 25%.

No material, você verá a expectativa por faixa de desempenho.

Quer saber mais? Baixe o nosso folder agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Insira seu e-mail e receba conteúdo sobre o campo do investimento social corporativo!

Nossas redes

_

A COMUNITAS

A Comunitas é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, da vida da população.

Exceto onde indicado de outra forma, todos os conteúdos disponibilizados neste website estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Copyright 2024. All Rights Reserved.

Desenvolvido por MySystem