Crise impacta e investimento social corporativo tem queda de 13% no Brasil

Dados são apresentados pelo relatório Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC) 2019, lançado recentemente.

Em 2018, as empresas brasileiras investiram R$ 2,1 bilhões na área social, uma queda de 13% em relação ao ano anterior. Para a coordenadora da pesquisa, Anna Peliano, o resultado não deve ser motivo de preocupação, pois não invalida a tendência de consolidação dos investimentos sociais do grupo registrada em edições anteriores da pesquisa.

Leia também: Investimento social cai, mas empresas buscam alinhamento com negócios e metas da ONU

“Apesar da conjuntura econômica desfavorável dos últimos anos, os investimentos foram mantidos em um patamar superior a dois bilhões de reais, o que demonstra o forte compromisso das empresas com a área social”, explica a especialista.

Fonte: BISC 2019

 

Porém, a queda dos investimentos não foi uniforme e nem generalizada. Na contramão do caminho trilhado pela economia, 36% das empresas ampliaram seus investimentos sociais, mas os valores acrescidos por esse subgrupo não foram suficientes para compensar a redução realizada pela maioria.

Leia também: 6 vantagens para empresas que investem no social

Ainda segundo Anna Peliano, outro fator importante para análise é a participação dos investimentos sociais no lucro líquido das empresas. “A mediana da participação dos investimentos sociais no lucro líquido, em 2018, subiu para 2,35% e revela o esforço realizado pelo grupo para preservar a sua atuação social em um contexto de dificuldades no campo econômico”, disse.

O BISC

A pesquisa sobre o Benchmarking do Investimento Social Corporativo – BISC, iniciada em 2008, é o resultado de uma parceria entre a Comunitas e um conjunto selecionado de empresas. Realizada anualmente, ela tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento, o aperfeiçoamento da gestão e a avaliação dos investimentos sociais corporativos no Brasil. Em 2019, a pesquisa abrangeu um universo de 254 empresas e 17 institutos/fundações empresariais.

Leia também: Comunitas apresenta relatório BISC 2019 e lança plataforma digital sobre investimento social

Junto com o BISC 2019, a Comunitas lançou uma plataforma de conteúdos sobre investimento social corporativo. No local, o público tem acesso à novidades e informações referentes ao campo de responsabilidade social, além de poder visualizar os dados e gráficos mais atuais do BISC. O visitante também pode participar da ferramenta enviando materiais como artigos e boas práticas sobre o tema.

 


 

 Clique aqui e confira os dados completos na plataforma digital BISC. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Insira seu e-mail e receba conteúdo sobre o campo do investimento social corporativo!

Nossas redes

_

A COMUNITAS

A Comunitas é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, da vida da população.

Exceto onde indicado de outra forma, todos os conteúdos disponibilizados neste website estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Copyright 2024. All Rights Reserved.

Desenvolvido por MySystem