Boas práticas: Diversidade e Inclusão no mundo corporativo

Nos últimos anos, o país vem passando por diversas mudanças, sejam financeiras ou comportamentais. Pautas e debates que até então tinham pouco espaço, vêm tomando seu lugar e diversos setores estão olhando mais para o tema da diversidade.

Externamente, a pauta é conhecida por todos e ocupa diversas rodas de debate. Contudo, questiona-se: como isso é tratado dentro do mercado corporativo? O BISC 2020 revelou que a temática está ganhando peso por parte, principalmente, dos institutos empresariais, que são responsáveis pelo fortalecimento das relações entre as empresas e as comunidades.

Foto: iStock/Getty Images

Com o crescimento do tema em diversas camadas da sociedade, muitas empresas estão desenvolvendo iniciativas com foco na inclusão e diversidade do público LGBTQIA+. Confira algumas das ações promovidas por algumas das empresas que compõe a Rede BISC:

 

Itaú Unibanco

Desde 2017 o banco vem apostando em ações com foco na diversidade e inclusão. Em parceria com a consultoria Mais Diversidade, o banco Itaú patrocinou por dois anos o edital LGBT+ Orgulho, com foco em projetos na área de diversidade de gênero. Em sua primeira edição ofereceu R$ 200 mil a propostas de caráter cultural, educacional, esportivo ou social, que contemplam o respeito e a valorização da diversidade LGBT. Também foi criado o grupo de afinidade interno Sou como Sou, que fomenta treinamentos, conversas e a revisão de políticas e procedimentos, para que a linguagem dos materiais internos do banco seja inclusiva. Ainda sobre a mesma temática, o banco criou o debate Portas Abertas, que incentiva os colaboradores a trocarem experiências, vivências e percepções sobre o tema, além de estimular um ambiente de segurança e respeito.

Vale

Há alguns anos, a empresa vem apostando em iniciativas de incentivo à equidade de gênero e sexual. Um exemplo disso é a criação de um grupo de afinidade que estimula o debate e a conscientização do tema, além de promover a melhoria da qualidade de vida e dentro do ambiente do trabalho. Além do grupo de afinidade, a empresa desenvolveu o Guia de Direitos Humanos, que dita e orienta os colaboradores, sobre boas práticas a serem trabalhadas internamente.

Neoenergia

A empresa, que tem como um dos pilares principais a Diversidade, está promovendo no mês de junho, uma semana com diversos convidados, com objetivo de discutir os assuntos relevantes na sociedade atualmente contemporânea, como sexualidade, violência contra a mulher, raça, entre outros. Além disso, a Neoenergia está lançando o webapp Junt+s, plataforma exclusiva de compartilhamento de conteúdo, depoimentos e informações, como o número de diversidade na empresa. O App servirá também como um guia de como reconhecer e desempenhar boas práticas socialmente e no ambiente de trabalho.

Votorantim

A empresa internacional de materiais e minerais, se uniu com a Juntos Somos Mais, companhia que gere o maior programa nacional de fidelidade do varejo de material de construção, para lançar uma ação que visa educar microempreendedores de lojas de materiais de construção sobre boas práticas em diversidade e inclusão. Além disso, a Votorantim divulgou a Cartilha de Diversidade e Inclusão, que reúne práticas e iniciativas da companhia, com foco na diversidade e inclusão.

Gerdau

A Gerdau assinou o compromisso com a diversidade assinando, em 2020, a Carta de Adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, que reúne grandes empresas em torno de 10 Compromissos voltados para a promoção dos direitos humanos LGBTI+. Dessa forma, a companhia reforçou seu compromisso com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro.

Coca-Cola

Há uma década, a Coca-Cola possui o Comitê de Inclusão e Diversidade da Coca-Cola Brasil. No início, o foco era em lideranças femininas, mas ao longo dos anos os temas foram ampliando, espelhando necessidades e movimentos da sociedade brasileira. Hoje são quatro os grupos de afinidade que têm representatividade de diversas áreas e diferentes níveis hierárquicos da companhia: LGBTQIA+, Mulheres, Raça e Pessoas com Deficiência (PcD).

Telefônica-Vivo

A empresa de comunicação também possui um grupo de afinidade específico para nossos colaboradores, com realização de reuniões regulares e condução de projetos que auxiliem a incluir as pautas específicas dentro da companhia. Em 2019, passou a ampliar a inclusão de pessoas trans, finalizando o ano com 9 contratações.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Insira seu e-mail e receba conteúdo sobre o campo do investimento social corporativo!

Nossas redes

_

A COMUNITAS

A Comunitas é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, da vida da população.

Exceto onde indicado de outra forma, todos os conteúdos disponibilizados neste website estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Copyright 2024. All Rights Reserved.

Desenvolvido por MySystem