Boas Práticas: Como a UnitedHealth Group apoiou na capacitação de lideranças negras

Contexto

A população negra no Brasil movimenta todo ano em torno de R$ 1.7 trilhão. Segundo a pesquisa realizada pela aceleradora PretaHub, em 2019, a maioria (52%) dos empreendedores negros do país são mulheres com menos de 40 anos de idade. Pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) com apoio do Sebrae, aponta ainda que 28% dos brancos abrem negócio por necessidade contra 45% dos afroempreendedores e que muitas vezes acabam vendo sua empresa não decolar por falta de experiência e capacitação em gestão.

Desafio

O aumento do desemprego foi uma das maiores consequências da pandemia, em especial entre a população negra do Brasil. A iniciativa buscou apoiar essa parcela da sociedade, por meio de capacitação profissional voltada para o empreendedorismo, de forma a garantir geração de emprego e renda para afroempreendedores.

Crédito da Imagem: UnitedHealth Group

Público-alvo

O público-alvo é formado por micro e pequenos empreendedores afro-brasileiros. 

Objetivo da ação

A iniciativa Afronegócios – Virando a Onda é um programa que tem como propósito gerar apoio para que afroempreendedores e afroempreendedoras se desenvolvam, alcancem todo o potencial necessário e passem a ganhar ainda mais destaque no mercado.

Formato da ação

Realizado a partir de uma parceria entre a Rede Brasil Afroempreendedor – REAFRO, e o UnitedHealth Group Brasil – UHG (controlador da Amil), o programa oferece aulas online e gratuitas sobre gestão, economia e empreendedorismo, além de oferecer mentoria individual e coletiva. Tanto empresas formais quanto empreendedores informais têm acesso ao programa, que conta com mais de 100 horas de formação no currículo proposto, mentorias da MentPreta e gestão empresarial ministrada pela REAFRO National Business School.

Inclusive, aqueles que ainda não tinham o seu negócio formalizado receberam auxílio no processo de formalização através de mentorias individuais e em grupo, além de diagnóstico do empreendimento e planejamento dos fluxos de trabalho.

Resultados

Nos três primeiros ciclos do projeto, quase 600 afroemprededores e afroempreededoras foram impactados. No último ciclo de curso, realizado em 2022, 175 pessoas das regiões Sudeste, Norte e Nordeste receberam formação. 

Fonte:
Reafro
United Health Group

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Insira seu e-mail e receba conteúdo sobre o campo do investimento social corporativo!

Nossas redes

_

A COMUNITAS

A Comunitas é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, da vida da população.

Exceto onde indicado de outra forma, todos os conteúdos disponibilizados neste website estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Copyright 2023. All Rights Reserved.

Desenvolvido por MySystem