BISC lança relatório completo com os últimos dados do investimento social corporativo

O BISC é uma ferramenta que traça parâmetros e comparações sobre o perfil dos investimentos sociais no Brasil. Clique aqui e faça o download da publicação.

Os últimos dados e análises acerca dos investimentos sociais corporativos brasileiros já estão disponíveis com o relatório Benchmarking do Investimento Social Corporativo 2019, lançado hoje (19), pela Comunitas.

Leia também: 11 motivos para uma empresa participar do grupo BISC

Publicado anualmente, o relatório tem como objetivo apoiar a gestão social privada, visando a ampliação da qualidade e impacto do investimento social – o que influencia, também, em mais eficácia no gasto social, ao permitir insumos para a tomada de decisões mais estratégicas.

A pesquisa é resultado da parceria entre a Comunitas e um grupo de grandes corporações brasileiras que, juntas, formam o grupo BISC. Em 2019, o grupo foi composto por 254 empresas e 17 institutos e fundações empresariais. Além da possibilidade de acompanhamento e análises individuais acerca dos seus investimentos sociais, integrar o grupo BISC possibilita o intercâmbio de experiências entre as organizações e a reflexão a respeito das suas práticas em investimento social.

Leia mais: 6 vantagens para empresas que investem no social

Além do novo cenário do investimento social, um capítulo especial do BISC foi dedicado à análise das relações entre os investimentos sociais e a promoção dos Direitos Humanos – uma dimensão até então pouco explorada em estudos sobre o tema, e essencial para a desejada construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Os resultados apresentados neste relatório apontam que a pauta de Direitos Humanos está mais presente na política interna e na gestão dos negócios do que na política de investimentos sociais das empresas. Ainda que grande parte das ações sociais desenvolvidas se relacione com a promoção dos Direitos Humanos, o grupo BISC reconhece que essa agenda não está devidamente explicitada como um eixo condutor dos seus projetos sociais – mas demonstram uma disposição generalizada em avançar nessa direção.

Leia mais: Mesmo com queda, educação continua como prioridade dos investimentos sociais

Mais que a construção dos dados, o BISC busca extrair a percepção dos gestores com respeito aos avanços, desafios e tendências na condução dos seus investimentos sociais. Sendo assim, em 2019 a pesquisa captou a recuperação dos programas de voluntariado, os avanços acelerados no processo de alinhamento aos negócios, o passo a passo seguido pelas empresas para avaliarem seus projetos sociais, a crescente adesão do grupo à pauta da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, as mudanças nas relações com organizações governamentais e não governamentais, bem como o padrão de qualidade da gestão dessas parcerias.

Leia também: Confira a linha do tempo do voluntariado empresarial brasileiro, produzida pelo BISC

E mais: prezando por um padrão internacional para a pesquisa, a Comunitas faz parte da rede Global Exchange, uma coalizão que une corporações localizadas em diversos países e que tem contribuído para ampliar a troca de experiências, pesquisas, estudos e ferramentas sobre o investimento social corporativo ao redor do mundo.

Inclusive, esta edição da pesquisa contou com a colaboração da Fundação SERES – parceira espanhola da Comunitas por meio do Global Exchange. A organização tem trabalhado a pauta de Direitos Humanos com empresas da Espanha e compartilha no BISC sua experiência.

Já a parceria com a Nexo Investimento Social, agência dedicada à promoção do impacto social em todo território nacional, trouxe para o BISC um registro sobre o uso dos incentivos fiscais federais.

 

Confira alguns destaques do BISC 2019

 

Volume total

Um dos dados principais que a pesquisa revela é o número total do investimento social no Brasil. De acordo com a publicação, mesmo em um período no qual a conjuntura econômica foi pouco favorável, o volume de recursos aplicados pelo grupo BISC se manteve no patamar de R$ 2,1 bilhões registrados nos primeiros anos da série, quando o PIB cresceu a taxas de 5% ao ano.

 

Esforço

O esforço das empresas para manter ou ampliar seus investimentos se reflete no aumento da participação dos investimentos sociais no lucro líquido, que chegou a 2,35%, em 2018.

 

Tributário

Em 2018, o valor dos incentivos fiscais captados foi da ordem de R$ 453 milhões, representando 21% do total investido pelas empresas.

 

Otimismo

O clima ainda permite algum otimismo, pois dois terços das empresas indicam expectativas de aumento, ou manutenção, dos investimentos atuais para o biênio 2020-2021.

 

Alinhamento

Em 2018, 75% das empresas e 63% dos institutos destinaram mais da metade dos seus investimentos sociais para projetos alinhados aos negócios; em 2013 esse percentual era de 50%.

 

Benefício*

Metade dos participantes declara que a melhoria da reputação da empresa é o principal benefício externo que espera obter de seus investimentos sociais.

*Essa questão consta no questionário da pesquisa internacional desenvolvida em 2019 pela coalização Global Exchange, na qual a Comunitas é a representante brasileira. Clique aqui e confira.

 


 

Clique aqui e faça download do BISC com os dados completos do investimento social corporativo brasileiro.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Insira seu e-mail e receba conteúdo sobre o campo do investimento social corporativo!

Nossas redes

_

A COMUNITAS

A Comunitas é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, da vida da população.

Exceto onde indicado de outra forma, todos os conteúdos disponibilizados neste website estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Copyright 2024. All Rights Reserved.

Desenvolvido por MySystem