BISC é pauta da primeira reunião do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial em 2021

A pesquisa BISC, valiosa ferramenta que orienta o investimento social corporativo, marcou presença no primeiro encontro do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial (GEVE) de 2021.

A apresentação foi realizada por Patricia Loyola, diretora de Gestão e Investimento Social da Comunitas, que teve a oportunidade de apresentar os principais resultados do relatório de 2020 e compartilhar Indicadores de Qualidade dos Programas de Voluntariado, retratados pela última edição do relatório, que embasaram a reflexão dos participantes divididos em diferentes grupos de conversa – conduzidos pelos facilitadores da organização Atados.

Leia também: Com participação do BISC, relatório internacional que mede impacto global dos ESG é lançado

Os 25 indicadores, classificados em 5 categorias, foram construídos de maneira conjunta entre a Rede BISC e as organizações que fazem parte do GEVE.

O encontro virtual reuniu diferentes perfis organizacionais, congregando empresas que possuem uma longa experiência com voluntariado, aquelas que estão iniciando essa jornada, além de organizações intermediárias e de pesquisa do terceiro setor.

Leia também: Comunitas no Valor Econômico | Pandemia fortalece redes de ação social

“O BISC está consolidado como uma das mais relevantes referências para o campo de investimento social corporativo. O objetivo da pesquisa e da Rede BISC é apoiar não somente na construção de dados de apoio à gestão social privada, mas, também, servir de estímulo para o aprimoramento do debate sobre o campo social”, explicou Patricia.

 

Confira abaixo alguns dos pontos levantados pelos participantes do encontro, no que se refere aos programas de voluntariado:

 

  • Utilizar o voluntariado para atuação social em territórios, mesmo que o Investimento Social Corporativo não possua esse locus;

 

  • Dialogar com o setor público é fundamental para que as empresas atuem socialmente de maneira mais eficaz e efetiva nas comunidades, ao mesmo tempo em que interseccionam suas práticas sociais com às políticas públicas, complementando-as;

 

  • Tanto o engajamento da liderança, quanto do médio escalão das empresas, são pontos de atenção para garantir o sucesso dos programas de voluntariado;

 

  • Ouvir e se aproximar dos beneficiários continua sendo primordial para que os projetos atendam eficientemente as demandas da sociedade e do Estado e possam, também, viabilizar análises qualitativas mais assertivas às empresas.

 

 

>>> Confira a apresentação realizada no encontro clicando aqui.

 

>>> Acesse os destaques do BISC 2020 clicando aqui.

 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Insira seu e-mail e receba conteúdo sobre o campo do investimento social corporativo!

Nossas redes

_

A COMUNITAS

A Comunitas é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, da vida da população.

Exceto onde indicado de outra forma, todos os conteúdos disponibilizados neste website estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Copyright 2024. All Rights Reserved.

Desenvolvido por MySystem