Área da cultura ganha reconhecimento nos investimentos sociais corporativos

Os investimentos por meio de incentivos fiscais na cultura tiveram uma queda de 38%, porém, mesmo assim, os investimentos das empresas diretamente na área aumentaram em 49%, segundo dados da pesquisa BISC.

Na primeira edição do relatório do Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC) foi destacada a concentração dos incentivos fiscais nos projetos culturais apoiados pela Lei Rouanet.

Na ocasião eles respondiam por 81% do total utilizado pelas empresas. De lá para cá, outros incentivos foram criados e essa participação caiu quase à metade: 44%, em 2016. Dois terços das empresas utilizaram também os incentivos para o apoio aos esportes e às atividades amparadas pelos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Leia mais: Tire algumas dúvidas sobre políticas públicas de cultura

Historicamente, os incentivos para atividades culturais marcavam o envolvimento das empresas no campo social, mas mudanças importantes foram verificadas ao longo da década, caracterizadas pela diversificação das atividades beneficiadas e por maior experiência das empresas para acessar os recursos. Isso tudo acarreta em uma expressiva redução na parcela dos incentivos direcionada a projetos culturais.

Nos institutos e fundações empresariais a cultura também dominava. Foram elas que, ao longo dos anos, responderam pela maior parte dos investimentos no setor e que destinaram, em 2016, 28% dos seus investimentos para essa área – um percentual próximo daquele observado em 2009: 31%.

Como se distribuem os incentivos sociais captados?

Apesar disso, a queda de investimento por meio de incentivos fiscais serviu como estímulo para as empresas investirem recursos não incentivados no financiamento dos projetos nessa área – demonstrando a importância da promoção de atividades culturais. Assim é que, entre 2010 e 2016, os incentivos fiscais à cultura tiveram uma queda, mas, em compensação, os investimentos das empresas na área aumentaram.

“Primeiro, eu atribuo a concentração na área da cultura a uma questão de presença e insistência dos agentes culturais. Eu acredito que existe uma mobilização muito forte desses agentes, especialmente em alguns grandes centros, como é o caso de São Paulo; tem uma profissionalização na captação dos recursos. De certa maneira, isso ajuda as empresas a deixar o tema no mapa”, explica executivo social de uma das empresas participantes do BISC.


Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, durante o Encontro Rede Juntos de Cultura

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Insira seu e-mail e receba conteúdo sobre o campo do investimento social corporativo!

Nossas redes

_

A COMUNITAS

A Comunitas é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, da vida da população.

Exceto onde indicado de outra forma, todos os conteúdos disponibilizados neste website estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Copyright 2024. All Rights Reserved.

Desenvolvido por MySystem